Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

(+351) 919 194 788

quinta, julho 20, 2017

Estilo Zen dentro do seu lar

Zen_01

 

Durante séculos os japoneses estiveram ligados ao Budismo Zen entre outros, a simplicidade que transmite esta filosofia vê-se refletida nos aspectos mais quotidianos da nossa vida diària.

Hoje chegou ao Ocidente para ficar e cada vez são mais as pessoas que querem participar neste estilo de vida. O stress, o constante ir e vir de todos os dias faz que quando chegamos ao nosso lar nos sintamos protegidos e relaxados, será portanto o nosso Santuàrio privado. Muitas vezes, ou Minimalismo e o estilo Zen andam de mãos dadas com ligeiras subtilezas que não são exactamente iguais e é por isso que foi decidido escrever este artigo, dentro do qual encontrarão padrões para alcançar essa paz interior.

 

 

 

PRIMEIROS PASSOS DO NOSSO OBJETIVO 

Zen_02

Um dos princípios básicos a ter em conta é "menos é mais", com o qual deveríamos retirar da nossa decoração todos os elementos suférfulos deixando apenas um ou outro elemento que dão um valor especial aumentando o seu potencial. Ao sintonizarmo-nos com poucos elementos, a nossa mente tornar-se-à mais receptiva e menos confusa. Portanto ao ter menos elementos dentro do espaço, usaremos todo o seu potencial.

Na filosofia Zen, a interrelação com os elementos do mundo quotidiano, rochas, flores, objectos de decoração, etc. são necessàrios para a compreenção de um todo. Se conseguirmos uma relaxamento tanto físico como mental conseguiremos ver o mundo com uma prespectiva muito diferente.

 

NOSSO ESPAÇO ZEN 

Zen_03

Como mencionámos anteriormente, a nossa meta é alcançar o relaxamento e o equilibrio da nossa mente; devemos portanto adaptar o espaço para que se alcanse esse objectivo. É necessàrio mencionar que é o "nosso espaço" e portanto os laços e equilibrios a alcançar com todos os elementos que o compõem, como por exemplo a luz, texturas, cores, estrutura da casa e do Jardim, etc., deverão ser do nosso agrado

 

ILUMINAÇÃO NATURAL UM FACTOR DECISIVO

Zen_04

Que o sol é energia e porporciona conforto não é desconhecido, portanto se conseguimos introduzir essa energia dentro de casa assimilaremos essa  vitalidade necessària quase sem dar por isso. Como contrapartida, o efeito que obtemos nas habitações é de expandir o ambiente.

Como vemos, o nosso estado de espírito pode ser influênciado segundo o tipo de luz, quer seja de velas, luz eléctrica ou luz solar. Sempre que possivel a melhor é a luz natural.

Às vezes o truque para obter este efeito é tão simples como derrubar um tabique ou usar grês que são ladrilhos de vidro às vezes utilisados em construção.

Nos meus desenhos de jardins tento muitas vezes jogar com a iluminação. Em muitos casos isto consegue-se por exemplo com uma árvore que segundo a sua textura, dará bonitos efeitos de luz e sombras, e que para além disso, no Inverno perde as folhas para que o sol entre dentro de casa.

Pensar na iluminação desde o início vai-nos evitar dores de cabeça no futuro.

Como conselho, vejam-se quais as aplicações que vão ficar para redecorar, não é o mesmo a iluminação para um corredor ou para uma sala de leitura ou mesmo para uma area de trabalho. Todas podem ter a sua influência Zen e portanto uma vez mais ajudam-nos no nosso objectivo. Em geral a luz indirecta é uma das mais utilisadas na decoração Zen e do mesmo modo nos jardins, podemos aproveitar para fazer jogos de sombras para realçar os pormenores do nosso ambiente 

 

COMO APROVEITAR AS TEXTURAS NATURAIS

Zen_05

Uma decoração Zen sem elementos naturais, não é uma decoração Zen.

O uso de madeiras naturais, simplesmente com um brilho que permita ver as veias e os nós próprios da natureza, vai-nos ligar a ela no nosso momento de relaxamento.

Todo o Zen está ligado à natureza, basta recordar os Ikebana, os Bonsai ou os Suiseki. O uso de um arranjo floral delicado, ou uma rocha sobre uma base também são objectos na nossa decoração, permitem criar essa ligação com o natural e que seguramente nos recordará o dia em que conseguimos aquela rocha no parque.

Num contexto diferente mas vinculado fortemente com a natureza, também tempos as ceramicas que incluem os quatro elementos básicos, terra, ar, fogo e água. E porque não dizê-lo, formam também parte integrante da decoração Zen.

 

 

CORES E O SEU APROVEITAMENTO

Zen_06

Não é por demais repeti-lo, as cores também têm um papel muito importante na nossa decoração e devem ser naturais.

Esta ferramente utilisa-se uma infinidade de vezes para influenciar o estado de espirito das pessoas. No marketing, utilisam-se os vermelhos para forçar o comprador a ter sede, pasta pensar nas bebidas cola, de que cor são as etiquetas? Ou o amarelo para nos abrir o apetite, utilisado por várias cadeias de hamburgers. Um último exemplo, em todos os elementos para os homens, perfumes, cremes de barbear, etc., predominam basicamente as cores cinzentas, azuis e verdes, já perguntou alguma vez porque será?

Dito isto, verá que a cor que usamos, influenciará directamente o nosso estado de espírito. Para alcançar o estado de relax desejado é melhor utilisar as cores claras e naturais, cremes, brancos, cores pastel em geral darão os efeitos desejados. Isto não quer dizer que não possamos usar alguma outra cor, mas de preferencia, a natureza dá-nos as opções, por exemplo as rochas, o azul do céu, etc.

Por vezes é necessàrio dar o nosso próprio toque de identidade, pois apesar de tudo é o nosso próprio espaço. Sentirmo-nos "atrevidos" e pintar uma franja de uma cor mais escura ou brilhante numa parede clara será para nós "essa" marca identificativa e que defenitivamente marcará o nosso espaço. Nos jardins Japoneses, uma simples rocha com um laço atado feito de corda indica ao nosso convidado "até aqui podes chegar, mas ali é o meu espaço privado". Que simples, não?

Estes são uns pequenos conselhos para que se entusiasmem a experimentar uma mudança na vossa vida.                                                               

Certamente que não se arrependerão.


Por fim queria recordà-los que contam com a nossa equipa e com os conhecimentos de 15 anos de experiência a realizar trabalhos Zen.

 

Se está interessado numa proposta, favor contactar-nos.

ENTRE EM CONTATO

Jardins Japoneses

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 61  1º-B
2775-770 - Carcavelos - Portugal

T (+351) 919 194 788

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 : jardinesjaponeses

 

Registro de Usuário



Registrarse

Scroll to top