Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

(+351) 919 194 788

segunda, março 27, 2017

CHOSUBACHI - Tsukubai

Os Chozubachi são vasos para água construídos em pedra, que monjes budistas usaram durante o período Kamakura ( século Xlll), geralmente os Chozubachi eram colocados fora dos templos e santuàrios. Banhavam-se com água pura e eram usados para lavarem as mãos  e molhar a boca antes de entrar. Em tempos ancestrais era através deste processo que se purificava a mente e o corpo. Os mestres da cerimónia do chá, e em honra a este ritual de purificação, colocavam-nos no Roji para que os seus convidados pudessem lavar-se e purificar-se antes de entrar na casa de chá. Quando se popularisou o uso do Chozubachi, estes foram colocados nos parques e jardins dos senhores feudais. Os artesãos criaram uma infinidade de novos estilos para complementar estes jardins privados.

 

 

Hoje em dia, o Chozubachi, é provavelmente um dos elementos mais distintos no Jardim. Eles manifestam realmente o interesse visual e a beleza, ocupando um espaço mínimo. Não existem regras defenidas para a colocação de um chozubachi, geralmente fica melhor se for posto próximo de uma area íntima, e se colocar uma lanterna de pedra próxima ajudará a obter um balanço vertical adequado, além de proporcionar alguma iluminação.

 

Há dois tipos de chobuzachi, um ornamental, chamado kazari-chozubachi que geralmente é posto próximo do pórtico, e o outro chamado tsukabai utilisado um sentido mais religioso dentro dos jardins de chá. São sempre baixos, o que obriga o visitante a ajoelhar-se para lavar as mãos.

 

Tal como os outros elementos dos Jardins Japoneses, o tsukabai não está sósinho, normalmente é acompanhado de pedras que ficam à sua volta, estas são:

 

1. MAI-ISHI (é a pedra que está à frente onde os visitantes se ajoelham)

 

2. YUTOSEKI (é a pedra que fica à direita)

 

3. TESHOKU-ISHI (é a pedra que fica à esquerda)

 

 

 

O tsukabai enche-se de água ao centro. A area próxima é coberta por pequenas pedras e seixos que completam a cena, O outro tipo de tsukabai é mais elevado, aqui o visitante pode permanecer de pé e lavar as mãos por meio de umas canas de bambú que funcionam como um cano.       Geralmente são colocados próximos do sodegaki (pequena cerca de bambú que se estende para fora da casa, limitando o primeiro nivel de visão do jardim).Os tsukabai são rodeados por outras quatro pedras:

  • KAGAMI-ISHI o MUZUKAESHI (esta pedra evita que a água escorra para o pórtico)
  • SEDOSEKI (Pedra para lavar-se)
  • MIZUKUMI-ISHI (Pedra utilisada para desenhar figures na água do chozubachi)
  • MIZUAGE-ISHI (Pedra que alimenta a água ao chozubachi)
 
 
 

Este jardim eu gosto

ENTRE EM CONTATO

Jardins Japoneses

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 61  1º-B
2775-770 - Carcavelos - Portugal

T (+351) 919 194 788

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 : jardinesjaponeses

 

Registro de Usuário



Registrarse

Scroll to top